nota: neste blog coloquei as propagandas do google para auxiliar nossa renda . Não tenho controle dos comerciais que postam, e algumas vezes colocam propagandas que não correspondem com a minha doutrina católica e renovada. Não concordo com isto, mas a maioria das outras propagandas é voltada a familia do qual é minha intenção educativa. Então como diz S. Paulo: examinai e ficai com o que é bom!
Tem muitas empresas boas a serviço da criança! aceito o que é bom e verdadeiro!


Na sua casa tem alguém que sofre com o medo? Conheça também o meu blog : Vença o medo. Uma ajuda às pessoas que sofrem da Síndrome do Pânico e outros medos que a impedem de viver livre e feliz!

Conheça também o meu blog: vivo bem sem lactose. Uma ajuda a quem sofre desta intolerância. Baseado nas experiências que estou passando com minha filha.





segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Alimentação decorada para as crianças!

Apesar do meu blog não ser sobre alimentação e tão pouco eu ser uma nutricionista não poderia deixar de partilhar algumas idéias de mãe e educadora sobre como estimular nossas crianças a comerem melhor. Para muitas mães é bem difícil alimentar uma criança quando se trata de comer frutas e verduras. Eu também tenho filhos e não é nada fácil introduzir um alimento novo no cardápio deles. Ainda mais se nós também adultos não temos muito hábito de comer frutas e verduras. Precisamos nos reeducar para educar nossas crianças.




Quando eu trabalhava nas creches, vivia inventando histórias de fantoches, bonequinhos feito em batatas, xuxu ,e outros legumes que chegavam na hora da roda da conversa para estimular as crianças a comerem na hora do almoço, uma vez que eles ficavam o dia todo conosco. Hoje em dia vi muitas idéias na internet de como arrumar um prato infantil para estimular a criança a comer melhor.




É claro que a mamãe ou a responsável pela alimentação da criança deverá ter um pouco de capricho, criatividade e paciência para explorar este mundo infantil, usando o desenho na comida. O Equilíbrio é criar um desenho para estimular, se precisar conte uma historinha antes, mas  sendo firme na educação dizendo a criança que é necessário comer porque a fará bem e ela terá mais saúde, caso contrário ela pode ficar só na brincadeira.




Você conhece um pouco sobre a tabela dos alimentos e as suas vitaminas?
Vamos conhecer?

Vitamina A:  é a vitamina dos olhos. Desempenha um papel importante no desenvolvimento da visão com pouca luz e na visão das cores. Também atua forte no crescimento dos ossos, na nossa pele e outros orgãos do corpo.
Onde se encontra a vitamina A: Leite materno, leite em geral,manteiga, ovos,cenoura, espinafre, abobrinha,pimentão, quiabo, tomate,mamão,maracujá, melão, melancia.



Vitamina C:  é a estrela das vitaminas. Ela é fundamental na formação de muitos processos e funcionamento dos orgãos do nosso corpo. Com ela as crianças tem dentes saudáveis, ossos fortes,e também torna seu corpo resistente contra infecções, gripes, na cicatrização das feridas,e na capacidade do organismo estancar hemorragias. Preocupante quando nossos pequenos levam tombos e se machucam durante seu desenvolvimento.
Onde se encontra a vitamina C: leite materno, leite em geral, laranja, mexerica, limão,melão, melancia, manga, maracujá,morango,kiwi,abacate,abacaxi,ameixa,banana,caju,goiaba,
jabuticaba , Pêra, Pêssego,uva,alcachofra,brócolis, espinafre, tomate,abobrinha,batata,beterraba,couve, couve-flor,quiabo, repolho, espinafre,inhame,mandioca,nabo, pepino,vagem.



Vitamina D: é uma das vitaminas mais importantes. É fundamental para a constituição dos ossos e dos dentes. Sem ela a criança não consegue crescer normalmente. É a única vitamina que o corpo da criança consegue fabricar pois esta vitamina é produzida na pele quando está exposta aos raios de sol.
Onde se encontra a vitamina D: nos raios de sol, nos peixes e ovos.
Por isto a importância de levar as crianças para brincar em parques e praças.
Só cuide do horário do sol.



Vitamina K: é importante para a coagulação do sangue. Sem ela, qualquer ferida mesmo pequena,não para de sangrar.
Os recém nascidos por não ter ainda esta vitamina recebem uma injeção de vitamina K ao nascer.
Onde se encontra a vitamina K: encontra-se em muitos alimentos, mas principalmente no brócolis,espinafre, tomate e queijo.



As vitaminas B: São uma verdadeira família> Tem a B1,B2, B6, B12. Elas são úteis na produção da energia do corpo e na produção de glóbulos vermelhos para o sangue.
Onde se encontra a família da Vitamina B: peixes, carnes, cereais, espinafre, brócolis,abacate, abacaxi, ameixa, banana,batata, batata-doce, inhame, jabuticaba,maracujá.


Existem muitas outras informações a respeito das vitaminas e o bom uso dos alimentos. Não podemos esquecer da água também.Mesmo pequenos devem aprender a tomar água muitas vezes. Ofereça água durante o dia ao seus filhos além de sucos.

  A criança é lúdica. Principalmente a criança pequena. Então se você pedir pra ela comer ou um bonequinho animado pedir pra ela comer, ela irá atender o pedido do bonequinho e não o seu, pode ter certeza disto. Vamos então explorar este mundo colorido das crianças e fazê-las mais saudáveis e feliz.
Montei um vídeo com a musica da Palavra cantada e imagens de pratos decorados para estimular a criança e ajudar na sua criatividade. Espero que goste! E tenha uma ótima alimentação.


Fome e Come
Palavra Cantada

Nenhum comentário:

Postar um comentário